Início Lifestyle Instagram reina nos jovens, Facebook e YouTube em queda em Portugal

Instagram reina nos jovens, Facebook e YouTube em queda em Portugal

João Tomé

Dia Mundial das Redes Sociais. Facebook teve maior queda em nove anos no número de perfis em Portugal, mas também tem menos utilizadores frequentes (perdeu 44% desde 2013). Já o YouTube caiu em utilizadores e na popularidade (inclusive nos jovens) durante a pandemia, enquanto o Instagram é o rei do crescimento (tal como o WhatsApp).

É o espaço público por excelência da internet há vários anos, tem tido crescimentos constantes e quase todos que mantém uma presença regular online têm conta numa (ou mais) rede social. No Dia Mundial das Redes Sociais (criado inicialmente há 10 anos pela publicação Mashable), a Marktest apresenta um estudo a que o DV/DN teve acesso que revela que o domínio do Facebook em Portugal já teve melhores dias. Ainda assim, Instagram e o serviço de mensagens WhatsApp (ambos pertencentes ao Facebook), nunca foram tão populares.

A empresa de análise que estuda as redes sociais em Portugal desde 2008 (com mais detalhe em 2011) mostra desde logo que a liderança do Facebook em Portugal como rede social mais utilizada está a perder fôlego desde 2013. Em 2020 apenas 49,4% dos utilizadores indicam que usam com frequência, menos do que os 51,5% em 2019 e os 65,9% em 2018 – o máximo foi em 2013, com 87,9% dos utilizadores a considerarem o Facebook como a rede social que utilizam com mais frequência.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!