Covid-19: Altos funcionários norte-coreanos demitidos após "grave incidente" - Plataforma Media

Covid-19: Altos funcionários norte-coreanos demitidos após “grave incidente”

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, demitiu vários altos funcionários devido a um “grave incidente” no combate contra a pandemia de covid-19, anunciou a agência oficial KCNA nesta quarta-feira (noite de terça 29 em Brasília).

Os funcionários em questão “causaram um grave incidente que representa uma enorme crise para a segurança da nação e de seu povo”, declarou Kim durante uma reunião do Politburô, citado pela KCNA, que não forneceu mais detalhes sobre o caso.

Até agora, o regime norte-coreano tem garantido que a pandemia da covid-19 não atingiu seu território. Muitos especialistas duvidam dessa afirmação.

Kim Jong-un, que comanda com punho de ferro um país que tem um sistema de saúde precário, decidiu fechar as fronteiras em janeiro de 2020 para evitar a propagação do novo coronavírus surgido na China, um país vizinho.

A Coreia do Norte está sob sanções internacionais por causa de seu programa nuclear, o que a torna mais isolada do que nunca. O comércio com a China foi drasticamente reduzido e trabalhadores de ajuda humanitária deixaram o país.

Kim Jong-un reconheceu recentemente que a Coreia do Norte enfrenta uma “situação alimentar tensa”.

Related posts
Mundo

Aparência de Kim Jong-un notada na televisão estatal

MundoPolítica

EUA convida Coreia do Norte a retomar diálogo sobre armamento nuclear

MundoPolítica

Líder da Coreia do Norte reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

MundoPolítica

Seul vigia movimentos de Pyonyang depois de comunicados duros do regime

Assine nossa Newsletter