Alta de casos e variante delta alarmam países de Ásia e Oceânia - Plataforma Media

Alta de casos e variante delta alarmam países de Ásia e Oceânia

Indonésia vive pior momento, enquanto Bangladesh caminha para novo pico e Austrália reimpõe lockdowns.

Uma nova alta de casos e mortes de Covid-19 tem alarmado países da Ásia e da Oceania, além da Rússia, que retomaram medidas restritivas para tentar conter a propagação da variante delta, cepa mais contagiosa identificada primeiro na Índia.

Um dos mais atingidos é a Indonésia, que enfrenta seu pior momento na pandemia. Nesta segunda (28), o país registrou média móvel de 18,8 mil casos, mais do que o pico anterior, de 12,8 mil infecções em 1º de fevereiro. O número de mortes acompanha o crescimento, com média móvel de 372 óbitos, a maior já registrada desde o início da crise sanitária, segundo o Our World in Data. Até o momento, 10% dos 270 milhões de habitantes do país receberam ao menos a primeira dose da vacina, e apenas 4,8%, as duas.

O surto levou a Cruz Vermelha a alertar para uma “catástrofe” do coronavírus no maior país do Sudeste Asiático. Na capital Jacarta, a nova onda encheu hospitais, que enfrentam escassez de oxigênio, recusam pacientes e registraram uma ocupação de 93% dos leitos de isolamento no domingo (27).

“Os hospitais estão cheios devido à alta de casos provocada por deslocamentos e diminuição da adesão aos protocolos de saúde, agravada também pela variante delta”, afirmou Siti Nadia Tarmizi, alto funcionário do Ministério da Saúde indonésio.

Sulung Mulia Putra, autoridade da agência de saúde de Jacarta, disse que a escassez de oxigênio nos hospitais é temporária e se deve a problemas de distribuição que estão sendo resolvidos.

Devido à dificuldade em obter tratamento, algumas pessoas tentaram comprar tanques de oxigênio para familiares que permanecem em casa, mas encontrá-los não tem sido tarefa fácil. Taufik Hidayat, 51, disse à agência de notícias Reuters que aguardava para encher o tanque de oxigênio para sua mulher e filho, que receberam diagnóstico de Covid. “Eu procurei, e estava tudo esgotado.” A demanda fez com que o preço saltasse de US$ 50 para US$ 140, de acordo com fornecedores.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Related posts
ChinaMacau

Autoridades desaconselham viagens à China

BrasilEconomia

Caixa libera saque da 4ª parcela do auxílio emergencial 2021

MundoSociedade

América Latina pode enfrentar 'avalanche de problemas de saúde' devido à Covid

MundoSociedade

Hospitais de Banguecoque lotados devido a forte surto da doença

Assine nossa Newsletter