A assembleia parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai realizar-se a 07 e 08 de julho, em Bissau, anunciou hoje, em comunicado, o gabinete do presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá.
Segundo a nota oficial, a assembleia parlamentar terá como tema “O ambiente de negócios e desenvolvimento sustentável nos países da CPLP pós covid-19”.
O tema visa criar o debate entre os parlamentares da CPLP sobre um “assunto comunitário, tanto na vertente económica, como social, na sua qualidade de representantes do interesse superior das populações”, referiu o comunicado.
A Guiné-Bissau assume durante a assembleia parlamentar a presidência deste órgão durante o período de dois anos.
A assembleia parlamentar antecede a cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização, que se realiza em 16 e 17 de julho, em Luanda.
Na cimeira de Luanda, Angola assumirá a presidência da organização, após a esperada aprovação do acordo de mobilidade interna preparado por Cabo Verde.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os Estados-membros da CPLP.