Ideia da imunidade de grupo com 70% de vacinados está ultrapassada, diz investigador - Plataforma Media

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade de grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a transmissão do vírus.

“Essa ideia está ultrapassada porque as vacinas não são 100% eficazes, por um lado, mas sobretudo porque as vacinas não protegem contra a infeção e contra a capacidade de transmissão e, portanto, qualquer pessoa mesmo vacinada em algum grau contribui para a transmissão do vírus”, adiantou o investigador do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

O professor catedrático de bioquímica explicou que o conceito de imunidade de grupo, neste momento, nem se aplica muito, porque isso acontece quando uma série de pessoas não pode ser infetada e não transmite o vírus a outras pessoas.

Leia mais em Jornal de Notícias