Caravanismo: conhece a regra dos 2-2-2? - Plataforma Media

Caravanismo: conhece a regra dos 2-2-2?

Todos os detalhes contam no caravanismo e é preciso saber para onde olhar antes de partir e durante a viagem para que tudo corra pelo melhor

Fazer caravanismo pode ser mais desafiante do que à partida possa pensar. Estando a ser considerada uma das formas mais seguras de fazer férias em tempo de pandemia, há muitos cuidados a ter e aspetos a verificar antes de iniciar a viagem, durante e após o término das férias. Tudo para que sejam momentos de férias e não de contratempos.

Antes de partir

Para lá das cinco regras a ter em conta antes de ligar a chave e partir em viagem, deve verificar alguns aspetos na caravana antes de dar início às férias. “É importante confirmar questões importantes como a localização da caixa que contém água suja e como esvaziá-la, uma vez que terá de o fazer durante a viagem”, refere porta-voz da Indie Campers. A empresa que aluga caravanas, aconselha ainda a verificação do espaço onde se vai dormir. “Se a autocaravana tiver cama convertível, é importante certificar-se de que sabe como manuseá-la”, aconselha.

A par destes cuidados, é recomendada a verificação do estado dos pneus, da “duração da bateria e informar-se sobre o funcionamento de equipamentos como frigorífico”, refere a empresa ao delas.pt.

Esquecer a documentação que permite conduzir a caravana está fora de hipótese. A título geral, é “necessária uma licença de condução de categoria B (a mesma requerida para um automóvel) e o condutor deverá ter mais de 18 anos de idade”. Geralmente, trata-se de veículos de classe 2, mas pode não ser. Este aspeto é particularmente relevante por uma questão de percurso – as estradas que melhor servem o propósito – e de custos, caso tenha de andar em autoestrada.

Leia mais em Delas

Assine nossa Newsletter