"Variante Delta está disseminada pelo país. É como parar o vento com os dedos" - Plataforma Media

“Variante Delta está disseminada pelo país. É como parar o vento com os dedos”

Professor da Faculdade de Ciências defende, na TSF, que medida anunciada pelo Governo é relevante, apesar de apenas atrasar o crescimento da pandemia.

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes avisa que a variante Delta já está disseminada por todo o país. Segundo o perito que tem aconselhado o Governo ao longo desta pandemia, as medidas anunciadas esta quinta-feira para tentar isolar a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana só vão “atrasar um pouco” que a Covid-19 se propague ainda mais pelo território.

À TSF, Manuel Carmo Gomes afirma que é só uma questão de tempo: “Se a variante Delta, como nós suspeitamos, tem um papel relevante na transmissão a que estamos a assistir, especialmente nos jovens – entre a adolescência e os 40 anos de idade -, pessoas muito sociáveis, que se movem muito e contactam muito entre si… mas a variante também já está no resto do país”, detalha o epidemiologista.

“Anda há pouco estava a ver dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) que mostram que a variante já está disseminada por todo o lado, pelo que é tudo uma questão de tempo até termos aumentos de casos provocados pela variante noutros locais se as pessoas não tomarem as medidas apropriadas”, prevê Manuel Carmo Gomes, que sublinha que “não podemos colocar uma parede de acrílico à volta da Área Metropolitana de Lisboa.

Leia mais em TSF

Related posts
PortugalSociedade

Entre 53 países, Portugal está em 31.º na resposta à pandemia

PolíticaPortugal

"Acho que o Governo vai definir um novo discurso, que não pode ser o do medo"

Portugal

Pós-Covid: o que querem os clientes, o que atrai talento e até a gestão de risco

DesportoPortugal

Marítimo e Nacional com público nas bancadas no arranque da época 2021/2022

Assine nossa Newsletter