Portugal regista mil infeções e cinco óbitos em pessoas vacinadas - Plataforma Media

Portugal regista mil infeções e cinco óbitos em pessoas vacinadas

As mais de seis milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já administradas em Portugal traduziram-se em cerca de 1000 reinfeções com o vírus SARS-CoV-2 e em cinco mortes, adiantou esta sexta-feira o Governo.

Numa intervenção na Assembleia da República, na sequência de uma interpelação do CDS-PP ao Governo sobre a gestão da pandemia pós-estado de emergência, o secretário de Estado Adjunto da Saúde reconheceu que o tema é uma “preocupação”, mas fez questão de relativizar o impacto desses números no quadro da pandemia a nível nacional.

“Temos cerca de 1000 infetados e cerca de cinco mortes em 6,6 milhões de pessoas vacinadas. Diria que o número de infetados é menos de 0,1% e em número de mortes é menos de 0,08%. São números ínfimos. De qualquer forma, todos os números nos preocupam e, garantidamente, estamos a monitorizar juntamente com a Direção-Geral da Saúde e sempre preocupados, porque uma vida é uma vida”, disse António Lacerda Sales.

Sobre a vacinação, o governante revelou as variações regionais, afirmando que o Norte regista 41% da primeira dose e 27% de segunda dose; o Centro apresenta 48% e 29% de primeira e segunda dose; Lisboa e Vale do Tejo (LVT) tem 41% da população com primeira dose e 20% com segunda dose; o Alentejo está nos 50% com primeira dose e 30% com segunda dose; e, finalmente, o Algarve tem 38% com primeira dose e 24% com vacinação completa.

Leia mais em Diário de Notícias

Assine nossa Newsletter