Início Mundo OMS designa como variante Lambda o SARS-CoV-2 presente na América Latina

OMS designa como variante Lambda o SARS-CoV-2 presente na América Latina

AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou nesta terça-feira (15) uma variante chamada de Lambda do vírus SARS-CoV-2, detectado pela primeira vez no Peru em agosto de 2020 e presente em vários países latino-americanos

De acordo com as autoridades peruanas citadas no relatório semanal da OMS, 81% dos casos de covid-19 diagnosticados desde abril deste ano nesse país estão associados à cepa Lambda.

Ao declará-la uma “variante de interesse”, a OMS dá o sinal de que está observando seu comportamento em termos de poder de contágio, antes de sua eventual inclusão na categoria de “variantes preocupantes”, como Alfa, Beta, Gama e Delta.

Detectada no Peru pela primeira vez em agosto de 2020, atualmente 29 países ao redor do mundo relataram sua presença, especialmente na América Latina, incluindo Argentina e Chile. 

A OMS indica que está observando o comportamento epidemiológico da variante e seu “potencial aumento da transmissibilidade e resistência aos anticorpos neutralizantes”. 

A agência da ONU identificou a cepa como Lambda com base em sua recente decisão de atribuir letras gregas para designar as variantes para não estigmatizar os países onde foram detectadas pela primeira vez.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!