Covid-19: Governo timorense levanta confinamento obrigatório em Díli - Plataforma Media

Covid-19: Governo timorense levanta confinamento obrigatório em Díli

O Governo timorense deliberou hoje levantar o confinamento obrigatório em Díli, mantendo, porém, cercas sanitárias na capital, Baucau Bobonaro e Covalima durante mais sete dias, informou o executivo.

“O Conselho de Ministros decidiu não renovar a imposição de confinamento domiciliário geral da população do Município de Díli”, referiu o executivo, confirmando que o confinamento obrigatório termina ao final do dia de hoje.

Em reunião de Conselho de Ministros, o Governo ouviu uma apresentação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) sobre a situação epidemiológica do país, deliberando manter “a cerca sanitária nos Municípios de Baucau, Bobonaro, Covalima e Díli por mais 7 dias”.

“Assim, mantém-se a proibição de circulação de pessoas entre os municípios de Baucau, Bobonaro, Covalima e Díli e as demais circunscrições administrativas, salvo em casos devidamente fundamentados por razões de segurança pública, saúde pública, assistência humanitária, manutenção dos sistemas de abastecimento público ou de realização do interesse público”, explicou o Governo.

O CIGC vai passar a ter representantes nos Centros de Controlo Integrado que “pode receber uma subdelegação de competências para autorizar a circulação em território nacional”.

“As autorizações ficam dependentes de um resultado negativo no teste de deteção de covid-19. Crianças com menos de seis anos e pessoas que se encontrem completamente vacinadas não carecem de autorização para circular em território nacional”, explicou o executivo.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.813.994 mortos no mundo, resultantes de mais de 176,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Em Portugal, morreram 17.049 pessoas dos 859.045 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Related posts
PortugalSociedade

Covid-19: Primeiras vacinas enviadas por Portugal chegam a Timor-Leste

PortugalSociedade

Vacinas oferecidas por Portugal chegam a Díli a 20 de julho

SociedadeTimor-Leste

Austrália envia mais 40 mil doses de vacina para Timor-Leste

EconomiaPolítica

Covid-19: Orçamento em Timor-Leste tentará ser de retoma pós-pandemia

Assine nossa Newsletter