Bolsonaro é o maior influenciador de cloroquina do mundo - Plataforma Media

Bolsonaro é o maior influenciador de cloroquina do mundo

O presidente Jair Bolsonaro é o maior influenciador digital da cloroquina no Facebook. Em todo o mundo, nenhum usuário da plataforma provocou tanto engajamento ao citar o remédio – o resultado foi uma onda de desinformação sobre seu uso no tratamento de covid-19.

As postagens que o presidente brasileiro publicou sobre o assunto geraram 11 milhões de interações e 1,7 milhão de compartilhamentos na rede social, aponta edição do Estadão deste domingo, 6.

Do início da pandemia, em março de 2020, até o final de maio de 2021, considerando os 100 textos no Facebook com mais interações sobre cloroquina, em português e outras línguas, o presidente foi o autor de 42 – ou seja, quatro em cada dez.

O medicamento, cuja bula indica utilização contra malária e doenças autoimunes, se transformou em símbolo da desinformação sobre a pandemia no Brasil por ter sido apresentado por Bolsonaro como elemento principal do que chamou de “tratamento precoce” – suposta cura contra a covid-19. Estudos rigorosos, porém, não demonstraram eficácia contra os efeitos do coronavírus, e alguns indicaram risco de efeitos adversos.

Leia mais em Istoé

Related posts
BrasilPolítica

Ministro brasileiro nega eficácia de fármacos defendidos por Bolsonaro

Brasil

Órgão ligado ao Governo do Brasil contra cloroquina pela primeira vez

BrasilSociedade

Diretor de regulador do Brasil confirma tentativa de indicar cloroquina para tratamento

BrasilChina

Senadores temem que ataque de Bolsonaro à China afete vacinação no Brasil

Assine nossa Newsletter