Angola reafirma empenho na paz e estabilização do Tchad - Plataforma Media

Angola reafirma empenho na paz e estabilização do Tchad

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse, ontem, em Luanda, que Angola está empenhada na estabilização da situação política e militar na República do Tchad.

Téte António falava à imprensa, momentos antes de manter um encontro bilateral com o homólogo do Tchad, Chirif Mahamat Zene, no quadro da visita do Presidente do Conselho Militar do Tchad, Mahamat Idris Déby, a Angola.

Mahamat Idris Déby foi recebido ontem, no Palácio Presidencial, pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, com quem abordou assuntos de interesse bilateral.

Segundo Téte António, a estabilização do Tchad é fundamental para a segurança na região da África central. No entanto, referiu que Angola não vai enviar militares ao Tchad e que aquele país está em condições para se defender, porque foi o Tchad que ajudou a estabilizar o Mali.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, o ataque dos rebeldes que vitimou o Presidente Idriss Déby “foi uma forte demonstração da instabilidade na região”. “Apoiamos o Tchad política e diplomaticamente”, disse, sublinhando que o apoio de Angola é concretizado também na Organização das Nações Unidas e na União Africana. “O Tchad tem sido um parceiro na resolução dos conflitos em África”, acrescentou.

Leia mais em Jornal de Angola

Assine nossa Newsletter