Início Portugal Dívida pública portuguesa atingiu em abril a meta do governo para o final do ano

Dívida pública portuguesa atingiu em abril a meta do governo para o final do ano

Luís Reis Ribeiro

O ministro João Leão prevê rácio de 128% no final deste ano, mas ontem, o Banco de Portugal sinalizou que o fardo já irá nos 127,8% em abril, assumindo a estimativa mais recente para o PIB de 2021.

A dívida pública portuguesa atingiu em abril as metas anuais (em valor absoluto e em rácio do produto interno bruto ou PIB) previstas pelo Ministério das Finanças para o final de 2021, indicam dados ontem revelados pelo Banco de Portugal (BdP), a instituição responsável pelo apuramento deste indicador orçamental.

Ou seja, o valor da dívida chegou ao limite definido no Programa de Estabilidade oito meses antes do tempo.

A dívida na ótica de Maastricht, o critério seguido na avaliação das contas públicas do país e que é a referência na aplicação do Pacto de Estabilidade, atingiu 272,7 mil milhões de euros no final de abril, revelou ontem o banco central governado por Mário Centeno.

O cenário macroeconómico do governo elaborado pelas Finanças assume que o PIB nominal deste ano deverá rondar os 213,3 mil milhões de euros, com a economia a crescer cerca de 4% em termos reais, segundo as últimas previsões que constam do Programa de Estabilidade apresentado em abril.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!