Esta astronauta é a primeira mulher a comandar Estação Espacial

Esta astronauta é a primeira mulher a comandar Estação Espacial

Samantha Cristoforetti tem 44 anos e faz parte do corpo ativo de sete astronautas da ESA e é a única mulher, tendo sido selecionada na campanha de recrutamento de 2008-2009

A astronauta italiana Samantha Cristoforetti será em 2022 a primeira mulher europeia a comandar a Estação Espacial Internacional (EEI), anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).

Segundo um comunicado da ESA, trata-se da segunda missão da astronauta na EEI ao serviço da ESA e “a sua experiência levará a tornar-se na primeira mulher europeia a comandar a Estação”.

A ESA adianta que o papel atribuído a Samantha Cristoforetti – que seguirá para a EEI em 2022 a bordo de uma nave da SpaceX com os astronautas norte-americanos Kjell Lindgren e Bob Hines – resulta de um “acordo de princípio” estabelecido em 19 de maio pelos cinco parceiros da EEI (as agências espaciais europeia, americana, russa, japonesa e canadiana).

A data exata de lançamento da missão ainda está por definir.

Samantha Cristoforetti, de 44 anos, faz parte do corpo ativo de sete astronautas da ESA e é a única mulher, tendo sido selecionada na campanha de recrutamento de 2008-2009.

“Espero usar a minha experiência no espaço e na Terra para liderar uma equipa particularmente brilhante em órbita”, afirmou a astronauta italiana, citada pela ESA, num comentário à sua nomeação como comandante da Estação Espacial Internacional em 2022.

Leia mais em Delas

Related posts
ChinaFuturo

Missão em Marte com contributo de laboratório local

Futuro

Perseverance capta o som do voo do helicóptero Ingenuity em Marte

FuturoLifestyle

Instrumento do Perseverance consegue produzir oxigénio em Marte

Sociedade

Helicóptero Ingenuity já "dormiu" sozinho em Marte

Assine nossa Newsletter