Governo de Angola inicia exumação das vítimas do 27 de Maio - Plataforma Media

Governo de Angola inicia exumação das vítimas do 27 de Maio

O Executivo inicia, nos próximos dias, o processo de localização dos restos mortais das vítimas do 27 de Maio de 1977, para a exumação e entrega aos familiares.

O anúncio foi feito, ontem, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, numa mensagem sobre os 44 anos dos trágicos acontecimentos que se seguiram ao 27 de Maio de 1977, que vitimaram um número indeterminado de cidadãos.

Dos restos mortais (ossadas) a serem localizados, estão os de Alves Bernardo  Baptista (Nito Alves), Jacob João Caetano (Monstro Imortal), Ernesto Eduardo Gomes da Silva (Bakalof),  Sita Maria Dias Valles (Sita Valles), José Jacinto da Silva Vieira Dias  Van-Dúnem (Zé Van-Dúnem), António Urbano de Castro (Urbano de Castro), David Gabriel José Ferreira (David Zé).

Constam ainda os nomes de Artur de Jesus Nunes (Artur Nunes), Pedro Fortunato, Arsénio José Lourenço Mesquita (Sianuk), António Lourenço Galiano da Silva,  Domingos Ferreira de Barros (Sabata). Destacam-se ainda ex-militares da 9ª Brigada, ex-militares do Destacamento Feminino e ex-militares da DISA.

Segundo o Chefe de Estado, serão ainda entregues às respectivas famílias as ossadas de Jeremias Kalandula Chitunda, Elias Salupeto Pena e Adolosi Paulo Mango Alicerces, tombados em combate no conflito pós-eleitoral de 1992, na cidade  de Luanda.

Leia mais em Jornal de Angola

Assine nossa Newsletter