Lava atinge aeroporto na RDC após erupção - Plataforma Media

Lava atinge aeroporto na RDC após erupção

Um rio de lava procedente do vulcão Nyiragongo, no leste da República Democrática do Congo (RDC), atingiu o aeroporto da cidade de Goma no começo deste domingo, anunciaram autoridades locais

“A situação está piorando”, informou um oficial do Parque Nacional Virunga, onde se encontra o vulcão, em mensagem a funcionários, da qual a AFP recebeu uma cópia. “Além do rio de lava na direção nordeste (Kibumba/Ruanda), outro rio desce sobre a cidade. Chegou agora ao aeroporto e deve descer até o Lago Kivu”, detalhou.

“A erupção do Nyiragongo é semelhante a de 2002”, acrescentou o oficial, pedindo a todos que moram perto do aeroporto que deixem a região imediatamente. Ele assinalou que, no momento, “os outros bairros da cidade não correm perigo” e não devem ser alcançados pela lava.

Milhares de pessoas já haviam deixado a cidade antes mesmo de o Monte Nyiragongo começar a lançar uma fumaça vermelha no céu noturno. Autoridades ativaram um plano de evacuação no fim da noite.

A última erupção do Nyiragongo havia sido em 17 de janeiro de 2002 e causou a morte de mais de 100 pessoas. O fenômeno cobriu de lava quase toda a parte leste de Goma, incluindo metade da pista de pouso do aeroporto.

Goma fica na face sul do vulcão e tem vista para o Lago Kivu. A região de Goma, situada na província de Kivu do Norte, fronteira com Ruanda e Uganda, tem seis vulcões, todos com altura superior a 3.000 metros.

Related posts
Mundo

Cientistas descobrem um novo vulcão ativo na Patagónia chilena

Sociedade

Acordou um vulcão adormecido há 900 anos na Islândia

MundoSociedade

Vulcão entra em erupção na Islândia a 40 quilómetros da capital

Lifestyle

Atriz Ashley Judd sofre acidente grave em floresta no Congo

Assine nossa Newsletter