Início Destaques Pânico em postos de gasolina dos EUA após reativação parcial de rede de oleodutos

Pânico em postos de gasolina dos EUA após reativação parcial de rede de oleodutos

Heather Scott e Virginie Montet

A principal rede de oleodutos dos Estados Unidos começou a reativar suas operações nesta quarta-feira (12) após ficar cinco dias fechada por causa de um ciberataque, enquanto motoristas inundavam postos na costa leste tentando comprar combustível

A Colonial Pipeline avisou que levará “vários dias” até que o abastecimento volte ao normal.

Diante de uma escassez crescente, uma dúzia de estados, da Flórida à Virgínia, declararam estado de emergência, o que aumentou o pânico entre os consumidores, que se aglomeraram em postos de gasolina com latas de combustível e outros recipientes.

Na sexta-feira, um ataque cibernético forçou a empresa a interromper as operações de toda sua rede, o que dificultou o abastecimento nos estados do leste.

Segundo a Colonial Pipeline, o funcionamento foi retomado às 17h locais. 

“Alguns mercados atendidos pela Colonial Pipeline podem experimentar, ou continuar a experimentar, interrupções intermitentes do serviço durante o período de inicialização”, disse em comunicado.

No entanto, a empresa prometeu fornecer “o máximo possível de gasolina, diesel e combustível de aviação com segurança até que os mercados voltem à normalidade”.

O presidente dos EUA, Joe Biden, tentou na manhã de quarta-feira tranquilizar os norte-americanos, dizendo que os funcionários de seu governo estavam “em contato muito, muito próximo” com a companhia.

O Departamento de Transporte e a Agência de Proteção Ambiental (EPA) flexibilizaram os regulamentos sobre o transporte de combustível e renunciaram temporariamente às regras de ar limpo em todos os estados afetados para tentar aliviar a escassez.

Alívio para motoristas

A Colonial Pipeline opera o maior sistema de oleodutos de produtos refinados dos Estados Unidos. Ela envia gasolina e combustível de aviação da costa do Golfo do Texas para a populosa costa leste através de 8.850 quilômetros de dutos, que atendem 50 milhões de consumidores.

Restaurar o abastecimento será um alívio para os motoristas preocupados que fizeram compras exageradas e deixaram milhares de postos sem combustível, de acordo com o site de rastreamento de preços da gasolina GasBuddy.

O preço médio do galão (3,79 litros) do combustível ficou perto de 3 dólares pela primeira vez desde novembro de 2014, segundo a Associação Americana de Automóvel (AAA).

O secretário de Transporte, Pete Buttigieg, urgiu aos consumidores nesta quarta que mantivessem a calma. “Reconhecemos a preocupação que existe e não perdemos tempo para agir”, disse ele a jornalistas na Casa Branca. “Acumular não melhora as coisas.”

O FBI culpou o grupo DarkSide pelo ataque de sexta-feira. Os hackers bloquearam os sistemas digitais da empresa e exigiram uma grande quantidade de dinheiro para liberá-los.

Mas, de acordo com o The Washington Post, a Colonial Pipeline não tem intenção de pagar o resgate. 

Em vez disso, está trabalhando com uma empresa de segurança cibernética para reconstruir seus sistemas ou restaurá-los a partir de cópias de segurança, segundo a reportagem, que cita pessoas próximas ao caso.

A empresa não respondeu à solicitação de comentário da AFP.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!