Do Porto a Estrasburgo para a inauguração da Conferência sobre Futuro da Europa

Do Porto a Estrasburgo para a inauguração da Conferência sobre Futuro da Europa

Depois de dois dias de cimeira no Porto, vários líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro António Costa, estarão hoje em Estrasburgo, no Dia da Europa, para a inauguração oficial da conferência de reflexão sobre o futuro do projeto europeu.

Após ter sido anfitrião, sexta-feira e sábado, da Cimeira Social, do Conselho Europeu informal e da reunião de líderes UE-Índia, António Costa, presidente em exercício do Conselho da União Europeia (UE), participará hoje, na cerimónia oficial de lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa.

No evento que decorre na cidade francesa de Estrasburgo, a partir das 14:00 locais (13:00 de Lisboa), juntamente com António Costa estarão os presidentes da Comissão, Ursula Von der Leyen, e do Parlamento Europeu, David Sassoli, dado os três presidirem ao fórum.

Prevista originalmente para ter início em maio de 2020 e durar dois anos, a conferência foi adiada não só devido à pandemia da covid-19, mas também a diferenças em torno do modelo de governação deste fórum, ultrapassadas apenas este ano, já durante a presidência portuguesa da UE, e prolongar-se-á até ao verão de 2022.

Embora já tenha sido lançada, em 19 de abril, a plataforma digital multilingue destinada aos cidadãos, para que possam contribuir com ideias e eventos desde toda a Europa, a Conferência terá a cerimónia oficial de lançamento hoje, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, ‘deserto’ desde março de 2020 – devido à pandemia da covid-19, as sessões plenárias passaram a realizar-se em Bruxelas e ainda não regressaram a França.

Devido à situação epidemiológica ainda delicada, designadamente em França, a cerimónia ainda não terá ‘casa cheia’, decorrendo mesmo em formato híbrido, mas ainda assim terá ‘pompa e circunstância’, devendo durar cerca de hora e meia, e arrancará com um discurso de boas-vindas do Presidente francês, Emmanuel Macron, seguido de intervenções de Costa, Von der Leyen e Sassoli, intercaladas por breves momentos musicais.

No evento intervirão ainda os três copresidentes do Conselho Executivo da conferência, também um em representação de cada instituição, entre os quais a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, pelo Conselho da UE, ao qual Portugal preside até final de junho.

O programa de festividades da inauguração da Conferência no Dia da Europa indica que será feita uma ligação remota a celebrações do dia da Europa em vários Estados-membros.

De acordo com um inquérito divulgado na sexta-feira pelo Parlamento Europeu, os portugueses são os cidadãos da União Europeia que menos tencionam participar na Conferência sobre o Futuro da Europa, com apenas 8% dos inquiridos a afirmar inequivocamente que o fará.

O ‘Eurobarómetro’ revela que Portugal é o segundo Estado-membro onde a União Europeia tem uma imagem mais positiva (64% de opiniões favoráveis, valor apenas superado na Irlanda, com 74%, e contra uma média europeia de somente 47%), mas também o país onde os cidadãos menos entusiasmados se revelam com o fórum de reflexão que vai ser hoje oficialmente lançado.

Questionados sobre se desejam participar, enquanto cidadãos, na Conferência sobre o Futuro da Europa, apenas 8% dos portugueses inquiridos responderam que tencionam fazê-lo e 26% afirmaram que é provável que o façam, enquanto 31% consideraram pouco provável e 33% afastam liminarmente essa hipótese.

Related posts
PolíticaPortugal

Bruxelas lamenta falta de acordo no Conselho sobre salários mínimos

PortugalSociedade

Comunidade portuguesa na Eslovénia teme que forma livre de viver no país possa mudar

MundoPolítica

UE/Presidência: MNEs discutem hoje África, Leste, Indo-Pacífico e Médio Oriente

MundoPolítica

Responsáveis dos Assuntos Europeus discutem hoje relações UE-Reino Unido

Assine nossa Newsletter