Luanda regista cerca de mil casos da estirpe inglesa - Plataforma Media

Luanda regista cerca de mil casos da estirpe inglesa

A estirpe inglesa está a propagar-se a uma velocidade assustadora a nível da província de Luanda, considerando que já estão registados quase mil casos num curto espaço de tempo, segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta

Assim como a inglesa, a estirpe sul africana também tem vindo a aumentar, em função da circulação comunitária na capital do país. De acordo com Sílvia Lutucuta, as duas estirpes são muito violentas, afectam todas as idades sobretudo as que não eram habituais, isto é, jovens, crianças, adolescentes. Segundo a governante, há registos de casos em todas as faixas etárias e assintomáticos, tal como famílias inteiras infectadas.

Quanto aos casos positivos registados, é orientado o isolamento domiciliar. A ministra da Saúde apelou que cumpram escrupulosamente as orientações médicas, sendo que devem ficar fora do convívio familiar, isolando apenas num dos compartimentos da casa. “Nós temos estado a registar todas as semanas novas infecções nos agregados em que esteja um indivíduo a fazer quarentena domiciliar. Os novos casos são em crianças, pessoas com idades avançadas e em algumas situações mortes”, frisou, Sílvia Lutucuta. Explicou que as pessoas que estão a fazer quarentena domiciliar ao saírem de casa estão a gerar novas cadeias de transmissão, sendo que as equipas já registaram situações em que um caso no seio de uma família gerou 25 casos positivos.

Leia mais em O País

Assine nossa Newsletter