Sem oxigénio, Índia pede ajuda ao mundo. Portugal apoia através de mecanismo europeu - Plataforma Media

Sem oxigénio, Índia pede ajuda ao mundo. Portugal apoia através de mecanismo europeu

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revela à TSF que o país irá ajudar a Índia afetada pela nova variante da Covid-19. Em três dias, país registou mais de um milhão de infeções e o sistema de saúde está perto do colapso.

Em apenas três dias, a Índia registou mais de um milhão de casos de Covid-19. O elevado número de infeções num dos países mais populosos do planeta, provocada por uma nova variante, está a provocar o colapso do sistema de saúde.

Há falta de camas e hospitais sem oxigénio para os doentes graves. As autoridades indianas não têm dado a resposta aos milhares de pessoas doentes, sendo que algumas morreram nas ruas amparadas por familiares.

Foi esta a situação que levou o governo indiano a pedir ajuda internacional. Estados Unidos, Japão, Reino Unido e União Europeia já anunciaram que vão enviar apoio. Portugal irá participar na missão através do mecanismo europeu de proteção civil. Em declarações à TSF, o ministro dos Negócios Estrangeiros explica que está a ser feito um levantamento do que cada país pode oferecer.

“O mecanismo europeu de proteção civil está a recolher as contribuições possíveis dos estados-membros e nós vamos responder positivamente a esse pedido com outros estados nessa resposta europeia. Estivemos a identificar as capacidades que temos, do ponto de vista dos apoios que nos foram pedidos”, revela Augusto Santos Silva.

Leia mais em TSF

Related posts
MundoSociedade

Índia ultrapassa pela primeira vez 4.000 mortos em 24 horas

ChinaMundo

China salienta apoio à Índia, após publicação polémica em conta oficial

MundoSociedade

Austrália reavalia ameaça de prisão contra viajantes procedentes da Índia

MundoSociedade

Covid-19: Indianos desesperados com devastadora segunda vaga da pandemia

Assine nossa Newsletter