Sem oxigénio, Índia pede ajuda ao mundo. Portugal apoia através de mecanismo europeu

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revela à TSF que o país irá ajudar a Índia afetada pela nova variante da Covid-19. Em três dias, país registou mais de um milhão de infeções e o sistema de saúde está perto do colapso.
Em apenas três dias, a Índia registou mais de um milhão de casos de Covid-19. O elevado número de infeções num dos países mais populosos do planeta, provocada por uma nova variante, está a provocar o colapso do sistema de saúde.
Há falta de camas e hospitais sem oxigénio para os doentes graves. As autoridades indianas não têm dado a resposta aos milhares de pessoas doentes, sendo que algumas morreram nas ruas amparadas por familiares.
Foi esta a situação que levou o governo indiano a pedir ajuda internacional. Estados Unidos, Japão, Reino Unido e União Europeia já anunciaram que vão enviar apoio. Portugal irá participar na missão através do mecanismo europeu de proteção civil. Em declarações à TSF, o ministro dos Negócios Estrangeiros explica que está a ser feito um levantamento do que cada país pode oferecer.
“O mecanismo europeu de proteção civil está a recolher as contribuições possíveis dos estados-membros e nós vamos responder positivamente a esse pedido com outros estados nessa resposta europeia. Estivemos a identificar as capacidades que temos, do ponto de vista dos apoios que nos foram pedidos”, revela Augusto Santos Silva.
Leia mais em TSF