Clima: Xi Jinping pede respeito por multilateralismo e “responsabilidade diferenciada” - Plataforma Media

Clima: Xi Jinping pede respeito por multilateralismo e “responsabilidade diferenciada”

xi jinping

Presidente chinês, Xi Jinping, defendeu ontem que o combate às alterações climáticas deve seguir os princípios do “multilateralismo e do direito internacional” e que os países devem assumir “responsabilidades diferenciadas” conforme a sua prosperidade económica.

Intervindo na cimeira climática de líderes promovida pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, Xi Jinping afirmou que a China quer “trabalhar em conjunto com a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos”.

O líder chinês afirmou que o seu país está “comprometido com o multilateralismo” e defende que o trabalho de combate às alterações climáticas se deve basear “no direito internacional” e a colaboração entre os países ser feita no âmbito das Nações Unidas, seguindo a sua convenção-quadro para as alterações climáticas e o Acordo de Paris dela decorrente, bem como os objectivos de desenvolvimento sustentável definidos para 2030.

Manifestou também o compromisso chinês para com o princípio de “responsabilidade comum, mas diferenciada, com reconhecimento pleno da contribuição dos países em desenvolvimento, respeitando as suas dificuldades e preocupações específicas”.

Os países desenvolvidos devem “aumentar as suas ambições climáticas e ajudar os países em desenvolvimento a acelerar as suas transições” para modelos económicos que não estejam assentes na exploração de combustíveis fósseis, acrescentou.

Leia mais em Hoje Macau

Artigos relacionados
BrasilChina

China trabalhará com BRICS para promover desenvolvimento comum

MacauSociedade

Chefe do Governo desafia jovens de Macau a terem ideais ambiciosos

PolíticaTimor-Leste

Xi Jinping felicita Presidente José Ramos-Horta 

Mundo

Um planeta mais quente deixará animais mais doentes

Assine nossa Newsletter