Negociações sobre salário mínimo em Moçambique retomadas em junho - Plataforma Media

Negociações sobre salário mínimo em Moçambique retomadas em junho

As negociações sobre o salário mínimo em Moçambique vão ser retomadas em junho, anunciou o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, no parlamento, durante uma sessão de perguntas ao Governo, na quarta-feira.

“As negociações do salário mínimo serão retomadas até final do mês de junho do corrente ano, altura em que as partes voltarão a avaliar a evolução económica do país”, referiu, em resposta a uma questão colocada pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira força parlamentar.

Segundo o governante, “o fraco desempenho dos indicadores económicos e os baixos níveis de produção que o país regista em consequência da covid-19, fizeram com que a Comissão Consultiva do Trabalho deliberasse por unanimidade suspender temporariamente as negociações sobre o salário mínimo”.

O último reajuste de salários mínimos em Moçambique foi feito em 2019 com aumentos que variaram de 5% e 12%.

Os salário mínimos são tabelados em função de cada setor de atividade.

O valor mais baixo de 4.390 meticais (60 euros) corresponde ao setor de Agricultura, Pecuária, Caça e Silvicultura, enquanto o mais alto de 12.760,18 meticais (172 euros) cabe aos Serviços Financeiros, Seguradoras e Bancos.

Moçambique tem um total acumulado de 805 mortes e 69.437 casos de covid-19, dos quais 89% recuperados e 35 internados (a maioria em Maputo).

Related posts
EconomiaPolítica

Governo português quer aumento de cerca de 40 euros no salário mínimo em 2022

EconomiaPortugal

Governo português quer função pública de volta ao salário mínimo

EconomiaPortugal

Governo dá luz verde a novo salário mínimo de 665 euros

EconomiaPortugal

Estado suporta pelo menos 19% dos custos com a subida do salário mínimo

Assine nossa Newsletter