Gonçalo Lobo Pinheiro apresenta novo livro sobre a realidade dos lares de idosos durante a pandemia - Plataforma Media

Gonçalo Lobo Pinheiro apresenta novo livro sobre a realidade dos lares de idosos durante a pandemia

O fotojornalista português Gonçalo Lobo Pinheiro, radicado em Macau há mais de 10 anos, vai lançar no próximo dia 29 de Abril, quinta-feira, pelas 18h30 na Livraria Portuguesa, o seu mais recente livro de fotografia intitulado “DESVELO • 關愛 • ZEAL – Covid-19. A vida nos lares de idosos vai muito além da pandemia”. A apresentação da obra e do autor estará a cargo do arquitecto, e também fotógrafo, Francisco Ricarte.

De igual modo, a partir do dia 30 de Abril, as trinta imagens que compõem o livro estarão patentes numa exposição virtual na galeria portuense MIRA FORUM, em Portugal, depois de um convite da proprietária da galeria Manuela Matos Monteiro.

“Num ano totalmente atípico, tornou-se um enorme desafio fotografar. Criar histórias numa cidade pequena, onde – felizmente – ocorreram poucos casos de Covid-19. Contudo, havia que retratar o problema em Macau e apostei em fazer histórias diversas ligadas ao quotidiano das pessoas, depois do confinamento voluntário a que fomos sujeitos em Fevereiro e Março”, refere Gonçalo Lobo Pinheiro.

Trata-se de um livro que mostra duas reportagens fotográficas, publicadas no jornal Plataforma, sobre o dia-a-dia em dois lares de idosos de Macau durante a pandemia de Covid-19 que assola o mundo. Um total de 30 fotografias a cores, 15 para cada história.

“Os idosos são um dos grupos mais vulneráveis à pandemia. A primeira história foi captada a 29 de Abril de 2020, precisamente um ano antes do dia do lançamento do livro, no Lar da Nossa Senhora da Misericórdia da Santa Casa da Misericórdia de Macau. O lar abriu-me portas e pude testemunhar como os cuidadores estão, mais do que nunca, firmes no apoio aos idosos, muitos deles com várias deficiências”, descreve.

“A segunda história passa-se no Asilo de Santa Maria da Caritas de Macau e foi captada no dia 8 de Maio de 2020. A madre Louis Mary Sesu Ratnam conduziu-me numa visita ao asilo, exclusivo para mulheres idosas. Louis Mary falou de como é ajudar no lar durante a pandemia. Explicou que os cuidadores são essenciais, principalmente nestes momentos. Se não fossem os cuidadores, quais curandeiros, estes idosos ficariam desamparados. “Fazemos o que podemos, mas fazemos com cuidado e seriedade, confessou-me na altura”, explica o fotojornalista.

De facto, o trabalho do cuidador muitas vezes passa despercebido, mas é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos idosos. É devido ao trabalho incansável de cuidadores como Louis Mary que os mais velhos podem viver sem medo de uma possível infecção.

“As histórias que aqui vão poder ver falam de pessoas, de idosos e dos seus cuidadores. Os idosos são um grupo de risco da pandemia que assola o mundo e para a qual só agora começam a surgir esperanças para o seu combate efectivo, ainda que em diversas partes do mundo a doença não esteja controlada”, notou ainda o autor.

O livro, trilingue (português, chinês tradicional e Inglês), tem chancela da editora Ipsis Verbis e conta com um prefácio da autoria do jornalista e escritor Carlos Morais José. Conta com o apoio do projecto The Other Hundred – Healers, projecto no qual este trabalho acabou por ser finalista, tendo sido publicado em livro na Malásia e já sido exposto em algumas cidades no mundo.

O Banco Nacional Ultramarino patrocinou parte do projecto que também conta com o apoio institucional do Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong. A obra, com o design de Marta Gregório do WeLove Xavi – Design Studio, está impressa em papel 100% reciclado, amigo do ambiente, e terá uma tiragem limitada de 300 exemplares. Todos os livros serão numerados e autografados. Tradução para chinês de Inês Yen Yen e para inglês de Shaba Sanai/1World.Services.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
MundoSociedade

Críticas à gestão mundial da pandemia, que já causou mais de 250.000 mortes na Índia

EconomiaMacau

Turismo em Macau continua a crescer, mesmo com pandemia

MundoSociedade

A vacinação em números

EconomiaMacau

Macau: Inscrições para plano de consumo arrancam sexta-feira

Assine nossa Newsletter