Em 13 dias, farmácias portuguesas venderam 104 mil autotestes à covid-19 - Plataforma Media

Em 13 dias, farmácias portuguesas venderam 104 mil autotestes à covid-19

Ao todo, em duas semanas, foram feitos 199 mil testes, 104 mil autotestes e 95 mil testes profissionais. Empresas, restauração e famílias estão a aderir aos testes mais rápidos.

Em Lisboa, patrões da restauração estão a aderir à compra de autotestes para controlar a doença no negócio. Os pais também os estão a procurar para testarem os filhos para que possam voltar às atividades de tempos livres e às modalidades desportivas. E famílias inteiras também os têm procurado para se poderem juntar e estar mais descansados. Os idosos também o fazem, mas estes, “têm mais dificuldade de os realizar e, muitas vezes, somos nós que os temos de ajudar e fazer o auto teste logo aqui na farmácia”, conta ao DN fonte de uma farmácia de Lisboa, da zona de Alvalade. Por aqui, os autotestes têm sido muito procurados, mas no Porto nem tanto.

O certo é que dados disponibilizados ao DN pela Associação Nacional de Farmácias revelam que em 13 dias, de 1 a 13 de abril, depois de o teste da Roche ter sido aprovado pelo Infarmed, o único que já está no mercado, foram vendidos 104 mil autotestes.

Segundo explicaram ao DN, quem os procura considera que são testes fiáveis, baratos e rápidos de fazer. E ainda por cima, “quando não conseguem têm a nossa ajuda. É o que temos feito com todos os nossos utentes”, disse outra farmacêutica da zona de Arroios. Mas ao todo, neste período de tempo, foram vendidos 199 mil testes para rastrear a covid-19. Os restantes 95 mil foram testes de antigénio realizados nas próprias farmácias. Até agora, segundo contaram ao DN, desde que estão à venda mais de uma centena de situações positivas foram notificadas às autoridades de saúde.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
Portugal

Turismo de Portugal congratula-se com inclusão na “lista verde” do Reino Unido

EconomiaPolítica

PPR: Costa quer mais funcionários públicos e reforma das profissões reguladas

PortugalSociedade

Infeção por covid-19 cresceu mais nos jovens dos 10 aos 20 anos em Portugal

PolíticaPortugal

Governo português pode antecipar nova fase do desconfinamento já para este sábado

Assine nossa Newsletter