Acordo sobre mobilidade "pode ser um virar de página" na CPLP, diz Presidente de Cabo Verde - Plataforma Media

Acordo sobre mobilidade “pode ser um virar de página” na CPLP, diz Presidente de Cabo Verde

O Presidente de Cabo Verde e em exercício da comunidade lusófona disse, ontem, que a convenção sobre a mobilidade “pode ser um virar de página” na CPLP, sublinhando as “complexas negociações” entre os nove países para chegar ao documento.

“Estamos todos à espera de que, quando passarmos a presidência a Angola, em Julho, possamos apresentar um documento vital para a comunidade, um documento que é um virar de página no percurso da organização, a convenção sobre a mobilidade na CPLP”, disse Jorge Carlos Fonseca.

“Apostamos imenso nesse documento. É um documento muito complexo, que exigiu intensas e complexas negociações entre países com estágios de desenvolvimento diferentes e com problemas específicos”, acrescentou.

O Chefe de Estado cabo-verdiano e presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) falava, ontem, durante um seminário internacional, organizado pela RDP África e que este ano assinala os 25 anos da emissora e da própria CPLP, e num debate com o Chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Jorge Carlos Fonseca evocou dificuldades inerentes ao facto de os nove países estarem inseridos em espaços geográficos diferentes e com compromissos assumidos “no quadro das suas integrações regionais”, apontando os exemplos de Portugal, na União Europeia, e do Brasil, no Mercosul.

“Mas, conseguimos e temos já um documento, uma convenção de mobilidade da CPLP, que passou por vários crivos de reuniões técnicas, de embaixadores, de ministros da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros”, assinalou.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
AngolaCabo Verde

Ministros fazem acertos sobre presidência da CPLP

AngolaBrasil

Nova presidente do Fórum de Juventude da CPLP quer mais investimento nos jovens

AngolaBrasil

CPLP: Melhoria da rede de transportes pode permitir flexibilização dos investimentos no bloco

EconomiaLusofonia

Confederação Empresarial insta criação do Banco de Desenvolvimento da CPLP

Assine nossa Newsletter