Um ano de pandemia tirou 3,2 mil milhões ao alojamento turístico português - Plataforma Media

Um ano de pandemia tirou 3,2 mil milhões ao alojamento turístico português

Nos primeiros dois meses deste ano a hotelaria, o alojamento local e o turismo em espaço rural perderam quase 320 milhões de euros em proveitos totais, mostram dados do INE.

Está longe de ser um segredo que o turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19. E, contas feitas, um ano de pandemia (entre março de 2020 e fevereiro de 2021) “roubou” mais de três mil milhões de euros em proveitos totais às unidades de alojamento para turistas , ou seja, a hotelaria, o alojamento local (AL) com dez camas ou mais e o turismo em espaço rural. Apenas em janeiro e fevereiro deste ano, os estabelecimentos de alojamento para viajantes perderam quase 320 milhões de euros.

O início de 2020 começou com um crescimento tanto do número de hóspedes, como de dormidas e proveitos. Janeiro e fevereiro abriam assim a porta para que o ano passado prolongasse a tendência de recordes sucessivos no turismo em Portugal. Mas março foi o mês de inversão, em linha com o que aconteceu em grande parte dos países europeus, principais mercados emissores de turistas para Portugal.

Com grande parte do velho continente já confinado, o primeiro estado de emergência entrou em vigor a 19 de março, mas a atividade turística nacional começou a sentir os primeiros sinais dias antes. Abril e maio foram meses em que a maioria dos hotéis, e outros alojamentos, estiveram de portas fechadas. A caminho do verão, e acompanhando o processo de desconfinamento, as unidades foram gradualmente abrindo portas e recebendo turistas. O verão foi distinto de outros anos mas, ainda assim, contou com turistas nacionais e estrangeiros. A chegada do inverno, sem grandes eventos e com uma Europa quase fechada, voltou a ser sinónimo de muitas unidades encerradas e, no início de 2021, um novo confinamento foi decretado.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Related posts
Portugal

Turismo de Portugal congratula-se com inclusão na “lista verde” do Reino Unido

EconomiaPolítica

PPR: Costa quer mais funcionários públicos e reforma das profissões reguladas

PortugalSociedade

Infeção por covid-19 cresceu mais nos jovens dos 10 aos 20 anos em Portugal

PolíticaPortugal

Governo português pode antecipar nova fase do desconfinamento já para este sábado

Assine nossa Newsletter