Executivo de Hong Kong adia eleições legislativas para dezembro - Plataforma Media

Executivo de Hong Kong adia eleições legislativas para dezembro

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou hoje que as eleições legislativas da região semiautónoma, originalmente programadas para setembro, vão ser adiadas novamente, agora para 19 de dezembro.

Em conferência de imprensa, Lam comunicou ainda que a votação para a sua posição, o mais alto cargo executivo do território, vai realizar-se no dia 27 de março de 2022, embora se trate de uma eleição por um sufrágio mais restrito do que a escolha para o conselho legislativo.

Em 30 de março, o presidente do legislativo de Hong Kong, Andrew Leung, anunciou que as eleições para o parlamento local vão realizar-se em dezembro, embora não tenha especificado a data.

As votações estavam inicialmente agendadas para setembro de 2020, mas foram adiadas em julho, devido ao “risco extremo para a saúde” de uma nova vaga de casos de covid-19, segundo o governo de Hong Kong.

As eleições para o parlamento local vão ser regidas pela polémica reforma eleitoral que a Assembleia Nacional Popular, o órgão máximo legislativo da China, aprovou, no mês passado, durante a sua sessão anual, com o objetivo de aumentar o controlo sobre o território e reduzir as opções da oposição.

Segundo Pequim, os novos regulamentos representam uma “melhoria do sistema eleitoral” que “garantirá a longo prazo a estabilidade e prosperidade de Hong Kong”, no que constitui a maior reforma destes mecanismos desde o regresso da ex-colónia britânica à soberania chinesa, em 1997.

A China, que insiste que Hong Kong deve ser governada por “patriotas”, juntou esta reforma à lei de segurança nacional, que impôs ao território em 2020, após um ano marcado por protestos antigovernamentais na região semiautónoma.

Desde que entrou em vigor, em junho do ano passado, a nova legislação resultou na detenção de muitos ativistas da oposição e políticos, enquanto outros optaram pelo exílio para evitar represálias.

Assine nossa Newsletter