Início Portugal Comissão técnica admite que qualquer vacina possa substituir segunda dose da AstraZeneca

Comissão técnica admite que qualquer vacina possa substituir segunda dose da AstraZeneca

Nuno Guedes

DGS aguarda estudos, mas “todas as vacinas usam a mesma proteína, pelo que do ponto de vista da imunologia, à partida, será equivalente a resposta imunitária induzida com uma vacina de uma marca diferente”.

A Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 da Direcção-Geral da Saúde (DGS) admite que quem recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca abaixo dos 60 anos poderá receber uma segunda dose de qualquer outra marca. É preciso esperar por mais dados, mas esta é uma das hipóteses em cima da mesa.

Recorde-se que cerca de 200 mil portugueses já receberam uma dose da vacina da AstraZeneca e aguardam agora por uma decisão sobre a segunda dose que receberão a seguir, depois da suspensão desta vacina abaixo dos 60 anos.

Um dos membros da comissão técnica, Luís Graça, explica à TSF que Portugal está numa posição em que pode esperar para ver aquilo que se passa noutros países e em estudos que estão a ser feitos para perceber quais são as alternativas à AstraZeneca, nomeadamente um trabalho que está a ser “promovido pela Universidade de Oxford para estudar a eficácia e a segurança de fazer uma troca de vacinas – uma segunda dose diferente da primeira dose”.

O investigador explica que quando chegar a altura em que Portugal tem de começar a dar a segunda dose, em maio, “estaremos muito mais seguros da estratégia mais segura e eficaz”.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!