Angola exporta mais de 1,6 mil toneladas de café - Plataforma Media

Angola exporta mais de 1,6 mil toneladas de café

Um total de 1 662 toneladas (27 701 sacos de 60 quilos) de café verde foram exportados durante o ano de 2020, segundo um documento do Instituto Nacional do Café (INCA) que aponta Portugal, Espanha e Libano como os principais destinos.

O valor das remessas situou-se em 1,2 milhões de dólares, indica o documento que considera que os níveis de exportação continuam a ser considerados bastante baixos, comparados com a era colonial, mas desde o ano de 2016, têm vindo a observar-se variações positivas atribuídas à entrada de novas áreas de produção.

Em Angola cultiva-se o café robusta e o arábica. Com base ao ecossistema convencionou-se, localmente, diferenciar quatro tipos (ecótipos) de café robusta com atributos particulares. O café Amboim é produzido na província do Cuanza-Sul, o Ambriz (Uíge, Bengo e Malange), Cazengo (Cuanza-Norte e Bengo) e o Cabinda (Cabinda).

O café arábica é cultivado fundamentalmente nas província do Huambo, Benguela, Bié, Huíla e Cuanza-Sul.

Leia mais em Jornal de Angola

Este artigo está disponível em: 繁體中文