Início China China multa ‘gigante’ do comércio ‘online’ Alibaba em 2,33 mil milhões de euros

China multa ‘gigante’ do comércio ‘online’ Alibaba em 2,33 mil milhões de euros

Lusa

As autoridades chinesas multaram o ‘gigante’ de comércio ‘online’ Alibaba em 18,2 mil milhões de yuan (2,33 mil milhões de euros) por abuso de posição dominante, noticiou hoje a imprensa estatal na China.

A multa segue-se a uma investigação contra a Alibaba que começou em dezembro.

O grupo foi acusado de exigir exclusividade aos comerciantes que desejavam vender os seus produtos na plataforma, contornando os ‘sites’ de compras ‘online’ rivais.

O montante foi determinado após os reguladores terem decidido multar o grupo em 4% das suas receitas de 2019.

Alibaba e outras grandes empresas tecnológicas chinesas estão a enfrentar pressões das autoridades, preocupadas com a sua crescente influência no país, onde os consumidores utilizam estas plataformas para comunicar, fazer compras, pagar contas, reservar táxis, contrair empréstimos e uma série de outras tarefas diárias.

A Alibaba, em particular, tem estado sob escrutínio desde outubro. Na altura, o co-fundador Jack Ma acusou os reguladores chineses de estarem ultrapassados, por expressarem preocupação com a expansão do braço financeiro de Alibaba – o Grupo Ant -, focado na concessão de empréstimos, gestão de riqueza e seguros.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!