Mais de 80 personalidades apelam para que vacinas sejam "bem de interesse comum" - Plataforma Media

Mais de 80 personalidades apelam para que vacinas sejam “bem de interesse comum”

Tornar as vacinas contra a Covid-19 como bem público para expandir e acelerar produção é o apelo lançado por José Aranda da Silva, fundador da Agência Europeia do Medicamento e do Infarmed, que juntou mais de 80 personalidades, entre elas 7 ex-candidatos presidenciais. À TSF, Aranda da Silva pede para que não se enganem as pessoas: “produzir é complicado, mas não é tão complicado como o que se fez até hoje”.

Não é todos os dias que se vê 7 ex-candidatos presidenciais, políticos, ex-governantes e académicos a subscrever um mesmo apelo, mas aconteceu: tornar as vacinas contra a Covid-19 num “bem de interesse comum”. A iniciativa partiu de José Aranda da Silva, ex-presidente do Infarmed e fundador da Agência Europeia do Medicamento, que diz à TSF que sentiu a obrigação de “pressionar” António Costa “para que seja mais ativo na resolução desse problema”.

A missiva que junta Ana GomesManuel AlegreFrancisco Louçã e Maria de Belém, entre muitos outros, sublinha que “é agora o momento certo para que as vacinas sejam consideradas como um bem de interesse comum, cuja produção tem de ser controlada e alargada utilizando todos os processos para que a população seja rapidamente vacinada até ao verão”.

Com passado militar, Aranda da Silva recorre às metáforas bélicas para descrever o momento que o mundo atravessa – uma guerra – e, quanto tal acontece, “para combater o inimigo, mobilizam-se as tropas, soldados, fábricas, transportes”.

“Nós hoje estamos numa catástrofe que é uma guerra. Já morreu mais gente com Covid do que na nossa guerra colonial. O presidente Biden dizia, há dias, que já morreram mais norte-americanos com Covid do que na guerra do Vietname e nas duas guerras mundiais, e nós não estamos a usar as armas que temos disponíveis para combater esta catástrofe: as vacinas”, diz à TSF.

Leia mais em TSF

Related posts
Portugal

Turismo de Portugal congratula-se com inclusão na “lista verde” do Reino Unido

EconomiaPolítica

PPR: Costa quer mais funcionários públicos e reforma das profissões reguladas

PortugalSociedade

Infeção por covid-19 cresceu mais nos jovens dos 10 aos 20 anos em Portugal

PolíticaPortugal

Governo português pode antecipar nova fase do desconfinamento já para este sábado

Assine nossa Newsletter