Início Atualidade Costa diz que “berbicacho” com a AstraZeneca pode atrasar vacinação

Costa diz que “berbicacho” com a AstraZeneca pode atrasar vacinação

António Costa referiu que o processo de vacinação na Europa tem estado “fortemente condicionado pela capacidade de produção”. EMA promete posição oficial sobre a AstraZeneca até quarta-feira.

Oprimeiro-ministro admitiu esta terça-feira que, se for confirmado pela EMA a existência de um “berbicacho” com a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, haverá inevitáveis consequências na morosidade dos planos de vacinação da União Europeia.

Um problema que tem a ver com o facto da vacina daquela farmacêutica poder mesmo provocar tromboembolismos, mas que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) continua a avaliar, de acordo com uma nota enviada esta terça-feira ao DN já depois da entrevista dada pelo diretor da estratégia de vacinas da EMA, Marco Cavaleri, ao jornal italiano Il Messaggero. A EMA diz que “a análise está em andamento”, mas os especialistas “ainda não chegaram a uma conclusão”, sendo que só emitirá um relatório final “amanhã ou na quinta-feira”. Assim, a posição oficial mantém-se que a vacina é segura e eficaz.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!