Público e banca angolana têm quase 6 biliões de kwanzas - Plataforma Media

Público e banca angolana têm quase 6 biliões de kwanzas

Os depósitos na banca angolana e o dinheiro em posse do público, até ao mês de Fevereiro deste ano, podem representar um valor global de quase seis biliões de kwanzas, segundo dados mais recentes do Banco Nacional de Angola (BNA).

De acordo com o banco central, o agregado monetário M2 em Moeda Nacional (que mede os indicadores de referência avançadas na abertura), variável intermédia da política monetária, contraiu 1,30 por cento nos dois primeiros meses, porém em termos homólogos observou-se uma expansão na ordem de 24 por cento, lê-se no comunicado final da sessão da última segunda-feira do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola.

Em termos comparativos, na reunião de há um ano, o BNA dava conta ao mercado que o agregado monetário M2 em moeda nacional (congrega a totalidade dos depósitos bancários em moeda nacional e as notas e moedas em poder do público) havia contraído 6,24 por cento em relação ao nível observado em Janeiro de 2020. Naquela altura, passou de 4,94 biliões para 4,64 biliões. Esta diminuição reflectiu-se nos depósitos que contraíram em 299,21 mil milhões e nas notas e moedas em poder do público que também contraíram num valor fixado em 9,18 mil milhões.

Já a expansão da Base Monetária, de acordo com o banco central, naquele período, observou aumento das reservas bancárias em moeda nacional em 138,40 mil milhões (14,40), porém as notas e moedas em circulação contraíram na ocasião em 4,91 mil milhões (1,02).

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
AngolaEconomia

Investimento de Angola no estrangeiro atinge 2,2 mil milhões de dólares

AngolaEconomia

BNA promete estabilizar a taxa e câmbio este ano

AngolaEconomia

Angola coloca em leilão 100 milhões de dólares do Tesouro Nacional

AngolaEconomia

Banco Nacional de Angola deixa de emitir declarações de crédito

Assine nossa Newsletter