Dia Mundial apostou na “valorização da Água”

Dia Mundial apostou na “valorização da Água”

O Dia Mundial da Água é celebrado, anualmente, a 22 de março. Foi estabelecido em 1993 através da aprovação de uma resolução da Assembleia-Geral da ONU

A água é essencial à vida mas, tal como a vida, não é um bem que devemos ter como adquirido. Havendo a consciência global de que é um recurso escasso, e que está distribuído de forma desigual pelo Planeta, comemora-se anual e mundialmente o seu dia.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) existem, atualmente, cerca de 2,2 mil milhões de pessoas sem acesso a água potável e 4,2 mil milhões vivem sem saneamento básico adequado. Se nada for feito, os especialistas prevêem que os efeitos das alterações climáticas aumentem estes números. A ONU estima que até 2050 entre 3,5 e 4,4 mil milhões de pessoas terão acesso limitado à água.

A poluição, as alterações climáticas e a insustentabilidade do uso da água conduzirão a futuras disputas e conflitos, sem precedentes, pelos recursos hídricos. No entanto, se o aquecimento global for limitado a 1,5ºC, o planeta estará mais preparado para gerir a crise da água que se adivinha.

O Dia da Água e “os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030” servem precisamente de alertas urgentes, à sociedade civil e aos líderes políticos, sobre o impacto do Homem relativamente aos rios e mares, bem como, a necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão precioso e finito.

O Dia Mundial da Água foi assinalado, no início desta semana, com diversas iniciativas em vários pontos de Portugal e no mundo. Mesmo em tempo de pandemia houve eventos, iniciativas e sessões de sensibilização em muitos países para marcar a efeméride, nomeadamente no Brasil, em diferentes países da União Europeia, em Singapura ou no Vaticano, para referir apenas alguns.

O tema escolhido para o Dia Mundial da Água 2021 foi “Valorizar a Água”, com o intuito de sensibilizar e alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria, e das alterações climáticas na preservação da água.

O Dia Mundial da Água sucede ao Dia Mundial da Floresta e da Árvore celebrado em muitos países a 21 de março. Assinala-se, assim, em dois dias consecutivos a importância de dois recursos vitais para o futuro de todos nós: a água e a floresta.

Fatos sobre a água

  • Os recursos de água doce rondam os 35 milhões km3 (cerca de 2.5% do volume total de água do planeta).
  • Destes 2.5%, cerca de 24 milhões km3 (ou seja, 70%) estão em forma de gelo (zonas montanhosas, Antártida e Ártico).
  • 30% da água doce disponível está armazenada no subsolo (lençóis freáticos, solos gélidos e outros). Isto representa 97% de toda a água doce disponível para uso humano.
  • Os lagos e rios de água doce contêm aproximadamente 105.000 km3 (ou 0.3% de toda a água doce mundial).
  • O total de água doce disponível ronda os 200.000 km3 – menos de 1% de todos os recursos de água doce disponíveis.

Fonte: www.tempo.pt

Related posts
Mundo

"Modo de vida de mais de três mil milhões de pessoas depende dos oceanos”

PolíticaPortugal

Guterres recebe luz verde para segundo mandato à frente da ONU

EconomiaMundo

António Guterres: "O mundo deve entrar numa economia de guerra contra pandemia"

MundoPolítica

ONU adia por tempo indeterminado discussão sobre embargo de armas no Mianmar

Assine nossa Newsletter