França acusa Reino Unido de "chantagem" na entrega de vacina - Plataforma Media

França acusa Reino Unido de “chantagem” na entrega de vacina

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, acusou nesta sexta-feira o Reino Unido de “chantagem” no que diz respeito à entrega da vacina AstraZeneca, por um “problema” de reservas da segunda dose para os britânicos que já receberam a primeira.

“Não se pode brincar com uma chantagem assim apenas porque eles se apressaram a vacinar o maior número possível de pessoas com a primeira dose e agora estão um pouco em desvantagem porque não têm a segunda”, disse Jean-Yves Le Drian à rádio France Info.

“O Reino Unido se gabou de ter vacinado bastante com a primeira dose, mas tem um problema com a segunda. Você está vacinado quando recebe as duas doses. Hoje, há o mesmo número de pessoas vacinadas com as duas doses na França e no Reino Unido”, acrescentou.

De acordo com os últimos dados disponíveis, 5,3% da população adulta britânica e 5% da francesa receberam as duas doses.

Le Drian defendeu uma relação de cooperação com o Reino Unido para que a AstraZeneca cumpra os acordos que assinou com a UE e que cada lado fique satisfeito.

“Espero que encontremos um acordo. Seria inverossímil ter uma guerra de vacinas entre Reino Unido e Europa”, completou.

Related posts
Política

Minsk acusa Paris de "pirataria" por negar espaço aéreo a avião da companhia estatal

MoçambiquePolítica

Mácron diz que França vai apoiar Maputo na luta contra o terrorismo

MundoPolítica

Deputado francês exibe baseado no Parlamento para exigir legalização da canábis

MundoSociedade

Militares autores de texto polémico na França serão punidos

Assine nossa Newsletter