Nova Zelândia envia equipamentos de proteção para Timor-Leste

Nova Zelândia envia equipamentos de proteção para Timor-Leste

Um Hércules C-130 da Força Aérea da Nova Zelândia transportou hoje para Timor-Leste mais de 4,8 toneladas de equipamentos de proteção para apoio ao combate à covid-19 no país.

O embaixador da Nova Zelândia em Díli, Peter Hewitt, disse à Lusa que o apoio foi solicitado pelas autoridades timorenses na semana passada para reforçar as condições das equipas envolvidas na linha da frente do combate à doença.

“Trata-se de apoio no âmbito do Programa de Assistência da Nova Zelândia. Estamos disponíveis para continuar a responder a pedidos adicionais do Governo timorense e a fornecer esta assistência dentro das nossas capacidades”, adiantou.

O apoio é particularmente importante numa altura em que estão a aumentar significativamente o número de casos ativos no país e se multiplicam as ações de testes e rastreio de contactos para tentar conter os vários focos, especialmente em Díli, sublinhou.

“O equipamento permite responder a cerca de 500 casos da covid-19. São 553 caixas de equipamentos de proteção, incluindo máscaras, luvas, batas”, indicou.

A ministra dos Negócios Estrangeiros timorenses, Adaljiza Magno, agradeceu o apoio neozelandês, sublinhando a assistência que o país tem dado a Timor-Leste desde o período após o referendo de 1999.

Os bens entregues agora somam-se ao apoio de cerca de 1,5 milhões de dólares (1,26 milhões de euros) dados em 2020 pela Nova Zelândia a Timor-Leste em assistência relacionada com a covid-19.

“O nosso respeito e apreço vai para todos os funcionários dos setores da saúde, da segurança e das infraestruturas, da linha da frente, que estão a trabalhar dia e noite para controlar o contágio da covid-19”, referiu Hewitt.

“O combate à covid-19 é um esforço conjunto e a Nova Zelândia e os restantes parceiros de desenvolvimento estão disponíveis para continuar a apoiar Timor-Leste neste momento difícil”, destacou.

Timor-Leste regista atualmente 211 casos ativos, quatro cercas sanitárias em vigor e três municípios com confinamento obrigatório, incluindo a capital, Díli.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.716.035 mortos no mundo, resultantes de mais de 123 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.784 pessoas dos 817.778 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Related posts
SociedadeTimor-Leste

Covid-19: Número de novos casos em Díli caiu significativamente

PolíticaSociedade

Covid-19: Governo timorense levanta confinamento obrigatório em Díli

Cultura

PM da Nova Zelândia critica projeto de filme sobre ataques a mesquitas

SociedadeTimor-Leste

Governo timorense renova maioria das cercas sanitárias e reforça plano de vacinação

Assine nossa Newsletter