Uma em cada três crianças não tem água na Nigéria, afirma Unicef - Plataforma Media

Uma em cada três crianças não tem água na Nigéria, afirma Unicef

Na Nigéria, o país mais populoso da África, quase uma em cada três crianças não tem água suficiente para satisfazer suas necessidades diárias, alertou a Unicef nesta segunda-feira (22) em um comunicado no Dia Mundial da Água.

“Mais de 1,42 bilhão de pessoas em todo o mundo, incluindo 450 milhões de crianças, vivem em áreas em que o acesso a água é um problema importante ou de primeira ordem”, segundo os últimos dados coletados pela Unicef. 

Esses números “são especialmente preocupantes” na Nigéria, onde 26,5 milhões de crianças – 29% das crianças do país – não têm acesso suficiente a água para cobrir suas necessidades diárias, acrescenta o comunicado.  

Além disso, 86% dos nigerianos não tem acesso a uma fonte de água de qualidade. As consequências na educação e saúde das crianças são significativas.

“Quando os poços secam, as crianças faltam a escola para ir buscar água. Quando as secas reduzem o fornecimento de alimentos, as crianças sofrem desnutrição e atraso no crescimento”, disse Peter Hawkins, representante da Unicef na Nigéria.

“Quando há inundações, as crianças são vítimas de doenças transmitidas pela água. E quando não tem água, as crianças não podem lavar as mãos e se proteger das doenças”, continua.

“A crise mundial da água não está a caminho: já está aqui, e as crianças são as primeiras vítimas”, alertou Hawkins.

No Afeganistão, Etiópia, Paquistão e Sudão, entre outros, o acesso das crianças a água também é muito preocupante, de acordo com o comunicado.   

Related posts
Cultura

Escócia vai devolver à Nigéria escultura de bronze saqueada por britânicos

Sociedade

Nigéria recebe quase 4 milhões de doses de vacinas gratuitas pelo Covax

MundoSociedade

Nigéria anuncia liberação de 279 adolescentes sequestradas na semana passada

MundoSociedade

Centenas de meninas raptadas em escola na Nigéria

Assine nossa Newsletter