Entre a "festa" e a "ansiedade". 650 mil crianças estão de volta à escola - Plataforma Media

Entre a “festa” e a “ansiedade”. 650 mil crianças estão de volta à escola

A alegria do regresso e alguma ansiedade são os sentimentos que dominam pais, alunos e professores, unânimes na importância do ensino presencial para as crianças mais pequenas.

Ainda mal tinha terminado o anúncio do primeiro-ministro, António Costa, sobre o regresso do ensino presencial, na passada quinta-feira, já diretores de estabelecimentos escolares e professores estavam a organizar o trabalho e a traçar planos para a reabertura. Entre creches, pré-escolar e 1.º ciclo, cerca de 650 mil crianças voltam esta segunda-feira à escola, num ambiente que se adivinha quase de festa, não fossem as máscaras para relembrar que a pandemia ainda não terminou.

Escolas públicas e privadas viram os professores a entrar pelos portões dos estabelecimentos, na passada sexta-feira, para decorar ou dar “outra cara” às salas de aula e arrancar sorrisos às crianças. Na sexta, no Colégio Efanor, no Agrupamento de Escolas Cego do Maio ou no Colégio Júlio Dinis, entre outros estabelecimentos, as educadoras estavam num ambiente de festa, felizes por terem os alunos de volta e a organizar o regresso ao pormenor. As palavras de ordem são “socializar, trocar afetos e brincar”, não esquecendo a consolidação das aprendizagens.

Macrina Fernandes, educadora do pré-escolar, fez um levantamento das atividades que os seus alunos, de cinco anos, mais tinham saudades de fazer, e pretende atender a todos. “Nas aulas online fui perguntando a cada um do que mais tinham saudades. Pediram festa, música, atividades com plasticina e brincar ao ar livre, entre muitas outras coisas. Também tentei saber quais eram os amigos com quem mais queriam brincar porque, nessa idade, têm muitas expectativas e estão à espera de poder brincar com os amigos mais próximos e ficam tristes se não acontecer”, conta ao DN.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
PortugalSociedade

Testes recomendados em casamentos e batizados, eventos desportivos e empresas

PolíticaPortugal

Marcelo diz que "presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro"

PolíticaPortugal

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento

EconomiaPortugal

Nível de riqueza dos portugueses continua estável apesar da pandemia

Assine nossa Newsletter