Início » Prefeita de Paris celebra a anulação das condenações de Lula

Prefeita de Paris celebra a anulação das condenações de Lula

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, considerou uma “boa notícia” a anulação de todas as condenações por corrupção do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva pronunciada na segunda-feira por um juiz do Supremo Tribunal.

Em uma mensagem no Twitter, a prefeita socialista afirmou: “Que boa notícia! Ontem se fez justiça”. Ela recordou que há um ano Lula recebeu o título de cidadão honorário de Paris.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou na segunda-feira todas as condenações de Lula.  

Fachin decidiu que o ex-presidente, de 75 anos, deve ser julgado novamente pela justiça federal em Brasília. O ministro atendeu, assim, a uma das várias objeções da defesa de Lula, que alegava que os casos não se limitavam ao esquema de corrupção em torno da Petrobras, e portanto, não competiam à esfera judicial da 13º Vara Federal de Curitiba, a cargo da ‘Lava Jato’.

A decisão abre o caminho para que Lula disputa as eleições presidenciais de 2022.

Lula tem duas condenações por casos vinculados à ‘Lava Jato’, proferidas pela 13º Vara Federal de Curitiba, encarregada das investigações da operação anticorrupção, que descobriu um esquema de pagamento de propinas de grandes empreiteiras a políticos para obter contratos com a Petrobras.

Lula sempre negou as acusações e se considera alvo de uma operação política, orquestrada por Sergio Moro, o juiz que liderou a ‘Lava Jato’, e que em 2019 assumiu o Ministério da Justiça e da Segurança Pública do governo do presidente Jair Bolsonaro. 

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!