Prefeita de Paris celebra a anulação das condenações de Lula - Plataforma Media

Prefeita de Paris celebra a anulação das condenações de Lula

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, considerou uma “boa notícia” a anulação de todas as condenações por corrupção do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva pronunciada na segunda-feira por um juiz do Supremo Tribunal.

Em uma mensagem no Twitter, a prefeita socialista afirmou: “Que boa notícia! Ontem se fez justiça”. Ela recordou que há um ano Lula recebeu o título de cidadão honorário de Paris.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou na segunda-feira todas as condenações de Lula.  

Fachin decidiu que o ex-presidente, de 75 anos, deve ser julgado novamente pela justiça federal em Brasília. O ministro atendeu, assim, a uma das várias objeções da defesa de Lula, que alegava que os casos não se limitavam ao esquema de corrupção em torno da Petrobras, e portanto, não competiam à esfera judicial da 13º Vara Federal de Curitiba, a cargo da ‘Lava Jato’.

A decisão abre o caminho para que Lula disputa as eleições presidenciais de 2022.

Lula tem duas condenações por casos vinculados à ‘Lava Jato’, proferidas pela 13º Vara Federal de Curitiba, encarregada das investigações da operação anticorrupção, que descobriu um esquema de pagamento de propinas de grandes empreiteiras a políticos para obter contratos com a Petrobras.

Lula sempre negou as acusações e se considera alvo de uma operação política, orquestrada por Sergio Moro, o juiz que liderou a ‘Lava Jato’, e que em 2019 assumiu o Ministério da Justiça e da Segurança Pública do governo do presidente Jair Bolsonaro. 

Related posts
BrasilPolítica

PT quer reforçar segurança de Lula contra atentados na campanha de 2022

BrasilPolítica

Lula da Silva diz esperar que protestos de rua impulsionem destituição de Bolsonaro

BrasilPolítica

Juiz do Supremo brasileiro proíbe uso de confissões da Odebrecht contra Lula

BrasilPolítica

Juiz do Supremo estende suspeição de Sergio Moro a mais dois processos de Lula da Silva

Assine nossa Newsletter