Início » Benguela produz 88 por cento do sal marinho nacional

Benguela produz 88 por cento do sal marinho nacional

No plano nacional, a província de Benguela é o maior produtor de sal marinho, com uma produção estimada em 123,2 mil toneladas, representando 88 por cento da produção nacional, influenciado pela costa favorável, quer a nível de questões climatéricas, quer em extensões de terra.

Numa entrevista concedida ao Jornal de Angola, o presidente da Associação dos Produtores de Sal de Angola (APROSAL), Tottas Garrido, disse que a região do Cabo Ne-gro, no Tômbwa, no Namibe, é outra localidade onde pode prosperar o negócio do sal em grande escala.

De acordo com Tottas Garrido, em 2020 a Aprosal produziu 140 mil toneladas de sal marinho, quando a meta estabelecida, no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, estava fixada em 160 mil toneladas.

“A produção interna de sal no país já atingiu a auto-suficiência para o consumo humano, pois já foram atingidas 80 por cento da produtividade. E temos confiança que alcançaremos a meta, pois existe a possibilidade de alguns associados abrirem novos campos para extracção de sal marinho ainda no presente ano”, realçou.

Frisou que, neste momento, a Aprosal está virada à produção de sal para estimular a indústria alimentar, às em-presas produtoras de bens de limpeza e para os criadores de gado, faltando apenas determinar as quantidades necessárias para serem consumidas.

Leia mais em Jornal de Angola

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!