Início Portugal Descobrimos quem quis contratar jornalistas para manipular sobre covid. Diz que a ideia não foi sua

Descobrimos quem quis contratar jornalistas para manipular sobre covid. Diz que a ideia não foi sua

João Tomé

Jovem modelo que pertence a grupo anti-5G tentou recrutar jornalistas pelo LinkedIn para manipular conteúdos a sugerir às redações. “Fui contratado, não digo por quem, para recrutar jornalistas, mas o objetivo era dar um lado da pandemia que não aparece falado na comunicação social tradicional”.

O assunto foi revelado ontem por um artigo de opinião de Pedro Tadeu, no DN e levantou desde logo preocupações na classe jornalística (mas não só) e teve impacto claro nas redes sociais, com mais de duas mil reações (que inclui partilhas e comentários) só no Facebook.

A história. Um jornalista respondeu a um anúncio de emprego no LinkedIn em fevereiro onde procuravam entrevistadores e repórteres – com carteira profissional de jornalista -, uma chamada de Zoom depois ficou a saber que o recrutador queria que sugerisse aos editores de jornais mais artigos sobre a pandemia, os seus números, o excesso de mortes no país, etc. Entretanto ficámos a saber “que o objetivo era fazer o contraditório sobre a pandemia que não aparece nos meios tradicionais”.

“O jornalista ao perceber que se tratava de uma tentativa de manipular o trabalho jornalístico nas redações não aceitou continuar” (embora tivesse depois disso respondido a mais duas propostas com entrevistas semelhantes), diz-nos Pedro Tadeu.

Quem são estes recrutadores e o que pretendem com esta prática (que, de acordo com a opinião de Pedro Tadeu, pedem a jornalistas para traírem o seu código deontológico e mesmo a empresa de comunicação onde trabalham)? Descobrimos o tal anúncio inicial no LinkedIn, além de ser de “cliente anónimo” é do Porto e por lá vem o anunciante da vaga: Paulo Senra, aluno da Universidade do Porto.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!