Covid-19: Testes em massa em Timor-Leste sem casos positivos até agora - Plataforma Media

Covid-19: Testes em massa em Timor-Leste sem casos positivos até agora

As autoridades timorenses já recolheram quase mil amostras numa operação massiva de testes à covid-19 nas zonas fronteiriças e todos os resultados já conhecidos, 718, foram negativos.

A coordenadora geral da comissão responsável pelo combate à covid-19, Odete da Silva Viegas, anunciou ainda mais um caso recuperado, deixando atualmente 21 casos ativos no país, dos quais 20 em Díli e um no enclave de Oecusse-Ambeno.

A responsável deu hoje conta aos jornalistas dos primeiros resultados dos testes em massa que estão a ser conduzidos nos municípios de Bobonaro e Covalima, junto da fronteira terrestre e que estão sob cerca sanitária, e ainda no enclave de Oecusse-Ambeno.

Segundo explicou, já foram recolhidas 994 amostras que foram enviadas para Díli, tendo o Laboratório Nacional confirmado que dessas 718 deram resultados negativos, estando as restantes ainda a ser analisadas.

Em termos dos objetivos da ação, as autoridades atingiram já uma percentagem de testes de 73% cada em Bobonaro e Covalima e de 30% em Oecusse-Ambeno.

Os testes em massa coincidem com reforço das medidas na fronteira, perante preocupações sobre eventuais contágios comunitários, que ainda não ocorreram em Timor-Leste, causados por entradas irregulares de cidadãos.

Desde o início da pandemia, Timor-Leste acumula 103 casos positivos, quase todos importados e a grande maioria assintomáticos, não havendo qualquer caso grave ou morte a registar.

O Governo timorense solicitou já ao Presidente da República a renovação do estado de emergência por mais 30 dias até ao início de abril.

Artigos relacionados
SociedadeTimor-Leste

Covid-19: Clusters de casos na fronteira timorense estarão contidos

PolíticaSociedade

Covid-19: PM timorense admite bloqueio total se houver transmissão comunitária

SociedadeTimor-Leste

Covid-19: Autoridades timorenses identificam origem de surto junto à fronteira

EconomiaPortugal

Covid-19: Apoio de Portugal a Timor-Leste ronda um milhão de euros

Assine nossa Newsletter