Primeiro telefonema entre Biden e Xi aborda economia e direitos humanos - Plataforma Media

Primeiro telefonema entre Biden e Xi aborda economia e direitos humanos

Biden manifestou “profunda preocupação” relativamente às práticas económicas “injustas e coercivas” de Pequim, a repressão em Hong Kong, as “violações dos direitos humanos” em Xinjiang. Covid-19 também foi tema de conversa.

O Presidente dos Estados Unidos manteve, na quarta-feira, a primeira conversa telefónica com o homólogo chinês, Xi Jinping, na qual abordou questões económicas e violações dos direitos humanos, anunciou a Casa Branca.

Na chamada, três semanas depois de ter sido empossado, Joe Biden manifestou “profunda preocupação” relativamente às práticas económicas “injustas e coercivas” de Pequim, a repressão em Hong Kong, as “violações dos direitos humanos” em Xinjiang, onde vive a minoria muçulmana uigure, bem como as ações sobre Taiwan.

Os dois dirigentes falaram também da pandemia da covid-19 e dos “desafios comuns” que representam a segurança sanitária mundial e as alterações climáticas, de acordo com a Casa Branca.

No ano passado, Pequim impôs a lei da segurança nacional à região semiautónoma de Hong Kong e, desde então, vários ativistas e defensores pró-democracia foram detidos. O diploma pune atividades subversivas, secessão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras com penas que podem ir até à prisão perpétua.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
ChinaPolítica

Presidente chinês declara êxito do país na erradicação da pobreza extrema

ChinaMundo

Presidentes da França e China conversam sobre economia e Mianmar mas não citam uigures

MundoPolítica

Os tiros nos pés no primeiro mês da administração Biden

MundoPolítica

Biden faz rutura com políticas de Trump enquanto o G7 enfrenta o clima e a pandemia de Covid-19

Assine nossa Newsletter