Desgaste político - Plataforma Media

Desgaste político

A queda do PIB, em Portugal, andará este ano à volta dos 10 por cento, número que anuncia desemprego em flecha e falências em catadupa. A Europa encara o futuro próximo com resignação… e um silêncio estratégico que se explica pelo medo das consequências. A começar pelo desgaste anunciado dos próprios regimes políticos e estrelas mais mediáticas.

Há cerca de um ano, estava a Europa ainda distraída com os reais efeitos da pandemia, escrevi aqui que a crise sanitária beneficiaria os governos mais duros e capazes… primeiro, na gestão pandémica; depois, na recuperação económica. Prioridades, essas, que trucidam todos as outras.

Trump é vítima de muitos dos abusos, mas foi sobretudo o desastre na gestão da pandemia que lhe retirou margem de manobra, face a um candidato democrata que usou a máscara como prova de lucidez.

Correu mal nos Estados Unidos, como na Grã-Bretanha, que não podia escolher pior altura para acumular o impacto negativo do Brexit. Correu mal na Europa em geral, que se arrasta em confinamentos, tendo perdido o controlo da produção e distribuição de vacinas, o que simboliza a inexperiência de Bruxelas na gestão integrada de crises.

Joe Biden traz a voz da América de volta ao combate pandémico e a nova economia, incluindo a recuperação da agenda do clima e da aliança atlântica. A Europa vai segui-lo. Porque precisa urgentemente de um líder, e porque acredita nos motores do próximo ciclo global: migração digital e economia sustentável.

Os tigres asiáticos partem para o novo ciclo com vantagens competitivas: andam há muito a ver esse caminho e saem da pandemia com maior controlo de danos e mais ego político.

Falta-lhes contudo a consciência dos novos ciclos políticos que se anunciam. Como sempre, nesse campo, é da sua natureza rejeitarem a mudança.

*Diretor-Geral do Plataforma

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
Editorial

Equilíbrio em tripé

Editorial

Escolher a razão

Editorial

Ter pressa

Editorial

Acelerar as reformas

Assine nossa Newsletter