Covid-19: Timor-Leste com mais um caso da doença

As autoridades timorenses anunciaram hoje um novo caso de covid-19, num homem que atravessou ilegalmente a fronteira com a Indonésia e em quarentena no enclave de Oecusse-Ambeno.
O presidente da Região Administrativa Especial Oecusse-Ambeno, Arsénio Bano, disse a Lusa que o homem atravessou a fronteira terrestre há dez dias e vai agora ser transferido para isolamento.
Bano explicou que 74 outras pessoas em quarentena no enclave estão a realizar testes à covid-19.
As autoridades estão preocupadas com o aumento de casos do lado indonésio da ilha, com centenas de leste timorenses a atravessarem a fronteira ilegalmente, sendo detetados pelas forças de segurança e canalizados para quarentena.
O Governo timorense reúne-se hoje em conselho de ministros extraordinário para analisar as medidas a implementar no novo período de estado de emergência, decretado na quinta-feira pelo Presidente Francisco Guterres Lu-Olo, para mais 30 dias, entre 02 de fevereiro e 03 de março de 2021.
Timor Leste tem atualmente 19 casos ativos de covid-19, 18 dos quais em isolamento em Dili. Desde o início da pandemia, o país registou 69 casos de covid-19.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.176.000 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.