Mais uma medida de confinamento, desta feita para tentar isolar o país da estirpe britânica do coronavírus que se está a espalhar rapidamente em Portugal, diz o Governo.
Portugal vai encerrar as fronteiras aéreas com o Reino Unido a partir das 0h00 do próximo sábado, 23 de janeiro, anunciou o primeiro-ministro, a partir de um palco menos provável para este tipo de comunicações do foro doméstico, o final da reunião virtual do conselho europeu, que decorreu esta quinta-feira.
António Costa justificou a medida: a “interrupção total de voos” servirá para “diminuir os riscos de contágio” pela nova variante britânica do coronavírus, estirpe que se está a propagar rapidamente em Portugal, segundo os dados das autoridades portuguesas.
De fora ficam “unica e exclusivamente os voos de natureza humanitária para repatriar cidadãos portugueses e britânicos”, acrescentou o chefe de governo português.
A medida foi anunciada após a cimeira informal de líderes da União Europeia (por videoconferência) que decorreu esta quinta e serviu para coordenar as respostas dos 27 Estados-Membros no combate à covid-19.
Leia mais em Dinheiro Vivo
Este artigo está disponível em: English