Com aprovação de vacina, Bolsonaro cai e Doria cresce em popularidade digital

Governador tucano disputa com Huck 2º lugar em ranking de fama nas redes sociais; mesmo após queda, presidente lidera.
Com a aprovação do uso emergencial da Coronavac e da vacina Oxford/AstraZeneca neste domingo (17), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perdeu popularidade nas redes, ao passo que o governador paulista, João Doria (PSDB), viu sua fama crescer.
No último fim de semana, Bolsonaro teve a pior pontuação do mês de janeiro no ranking do Índice de Popularidade Digital (IPD), elaborado pela consultoria Quaest. A métrica avalia o desempenho de personalidades da política nacional nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.
Bolsonaro ainda é o primeiro colocado dentre uma lista de nove nomes que devem influenciar as eleições presidenciais de 2022, mas perdeu quase 20 pontos desde o início do mês —o IPD é medido em uma escala de 0 a 100, em que o maior valor representa o máximo de popularidade.
Já Doria, que chegou a ocupar a quinta posição no início deste ano, ganhou 18,7 pontos apenas entre o sábado (16) e o domingo, quando sua foto com Monica Calazans, enfermeira negra que foi a primeira brasileira vacinada, circulou nas redes sociais.
Leia mais em Folha de S.Paulo