Início Atualidade “Biden vai trazer luz. E os americanos não quererão voltar à escuridão com Trump”

“Biden vai trazer luz. E os americanos não quererão voltar à escuridão com Trump”

Professora catedrática jubilada de Estudos Ingleses e Americanos da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Fulbrighters Portugal, Laura Pires fala dos desafios do novo presidente, da primeira vice-presidente mestiça e asiática e da imagem da América no mundo.

Ao tomar posse no dia 20, Joe Biden vai tornar-se presidente de uns EUA muito divididos. O que podemos esperar da nova administração norte-americana perante o desafio de unir a América?

O desafio não deve ser unir a América no sentido de todos pensarem da mesma maneira, mas sim – tal como disse Joe Biden em 6 de janeiro – impulsionar a reposição da integridade. O presidente eleito afirmou também que, para preservar a democracia, são necessários políticos corajosos, que não se dediquem à procura do poder e à satisfação do seu interesse pessoal. Afirmou que o ataque ao Capitólio foi uma investida contra um dos mais sagrados empreendimentos americanos, que é a resolução dos problemas dos cidadãos, e encorajou a restituição da decência, declarando que, para manter a democracia, é necessário que os governantes tenham boa vontade e coragem e se dediquem ao “bem comum”. Ao contrário do que alguns pensavam, ao resistir à violência e ao caos, a democracia americana provou a sua força e as suas raízes locais, fazendo criar expectativas de que a presidência de Biden venha a florescer com a sua característica inovadora de haver diversidade no governo assim como “lei e ordem”. A administração de Biden, com nomeações de mulheres, negros e homossexuais, reflete a demografia da sociedade e começa a parecer-se com a América tal como ela é na realidade.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!