BP e Sonangol assinam acordo de investimento - Plataforma Media

BP e Sonangol assinam acordo de investimento

A petrolífera British Petroleum (BP) assinou, terça -feira, um acordo com a congénere nacional, Sonangol, relacionado com a decisão final de investimento para o desenvolvimento do campo Platina em águas profundas do Bloco 18

Segundo dados da Petroangola, o acordo também envolve a extensão da  produção para o projecto do Grande Plutónio, operado pela BP no Bloco 18 até 2032 e a Sonangol terá 8 por cento de participação no bloco.  
A BP opera o projecto PSVM no Bloco 31, que entrou em produção em 2013, uma vez que a Platina será o primeiro empreendimento novo operado em Angola.

O projecto Grande Plutónio foi comissionado em 2007 e foi a segunda fase de desenvolvimento no Bloco 18 . O campo Platina, descoberto em 1999, encontra-se numa lâmina de água de cerca de 1.300 metros e será desenvolvido por meio  de uma ligação submarina com o (FPSO)Grande Plutónio, localizado 160 milhas a  noroeste de Luanda. Foram feitas um total de oito descobertas neste bloco. Os campos Gálio, Cromo, Cobalto, Paládio e Plutónio constituem os primeiros em desenvolvimento deste bloco. O Grande Plutónio entrou em operação em Outubro de 2007.

Leia mais em Jornal de Angola

Artigos relacionados
AngolaEconomia

Reformas económicas em Angola geram resultados no médio prazo

AngolaPolítica

Dinheiro recuperado em Angola deve beneficiar "visivelmente" a população

AngolaEconomia

Delapidação do erário causa prejuízos de 24 mil milhões de dólares em Angola

China

Exclusão de bancos privados chineses dificulta perdão da dívida a África

Assine nossa Newsletter