Ford vai fechar todas as fábricas no Brasil e encerrar produção no país

Ford vai fechar todas as fábricas no Brasil e encerrar produção no país

Corte inclui demissão de 5.000 trabalhadores no Brasil e na Argentina; produção em Camaçari (BA) para imediatamente, e governo do estado diz que sonda chineses como alternativa

A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que vai encerrar todas as atividades fabris no Brasil neste ano.

A empresa começou o ano de 2020 com 8.000 funcionários no Brasil. De lá para cá, a companhia foi realizando desligamentos. Hoje, conta com 6.171 contratados. A Ford anunciou que serão demitidos 5.000 trabalhadores no Brasil e na Argentina, sem dar detalhes.

O grupo remanescente no mercado brasileiro vai manter algumas operações locais. A sede da montadora na América do Sul continuará sendo no Brasil, e o campo de provas de Tatuí, bem como o centro de desenvolvimento da Bahia continuam operando.

De acordo com a consultoria Bright, especializada no setor automotivo, 84,9% dos 138 mil carros vendidos pela Ford no Brasil em 2020 foram produzidos no país.

A montadora fechou o ano passado com 7,1% de participação no mercado, índice que vinha em queda nos últimos anos. Ficou no quinto lugar em vendas de carros de passeio e veículos comerciais leves, atrás de General Motors (17,35%), Volkswagen (16,8%), Fiat (16,5%) e Hyundai (8,6%).

Leia mais em Folha de S. Paulo

Artigos relacionados
BrasilEconomia

Retomada de empregos com carteira assinada prioriza contratação de homens

AngolaEconomia

Governo angolano vai criar e financiar cinco mil estágios para jovens

EconomiaPolítica

Portugal tem de "criar cerca de 25 mil empregos qualificados até 2030 no setor privado"

MacauSociedade

De mal a pior

Assine nossa Newsletter